top of page

20 anos de King of Fighters: Sucesso, pancadarias e efeitos de luz!

Uma das séries de luta mais populares entre os jogadores de fliperama já está com mais de vinte anos. The King of Fighters, também abreviado pelos fãs como “KoF”, é desenvolvido pela SNK, e chegou ao estrelato graças aos seus belos efeitos visuais, sofisticados gráficos em 2D, combos complexos e grande variedade de lutadores carismáticos.

O primeiro jogo foi lançado em 1994, e a ideia original era trazer apenas um título especial unindo personagens de vários outros jogos da empresa: Fatal Fury, Art of Fighting, Ikari Warriors e Psycho Soldier. Com o sucesso inesperado, superando de longe as franquias criadas anteriormente, a SNK passou a lançar jogos da série todos os anos, sendo que o título sempre era “The King of Fighters” e o subtítulo era o ano de lançamento dele, seguindo a tradição até o ano de 2003.

The King of Fighters XIII

A partir de 2004, a desenvolvedora passou a abandonar a produção anual e desistiu de nomeá-los com o número representante do ano, visto que comercialmente não era uma boa estratégia, pois os jogadores que conheceriam os jogos tempos depois ficavam desestimulados a jogar por sentirem que o jogo estava “ultrapassado”, além de ser um problema também quando convertiam para consoles, já que muitos eram convertidos anos mais tarde. Assim, depois de Kof 2003, veio o King of Fighters XI.

Um pouco da história

O nome da série é originário do já citado Fatal Fury, que se passa num torneio de artes marciais na fictícia cidade do Sul para decidir quem será o “Rei dos Lutadores” (ou King of Fighters). Não é a toa que o primeiro jogo da série se chamava Fatal Fury: The King of Fighters. O campeonato é patrocinado pelo chefe do crime organizado, Geese Howard, que dez anos antes assassinou Jeff Bogard, um grande lutador de artes marciais que estava querendo que ele pagasse por seus crimes. Visando vingança, seus filhos adotivos Terry e Andy, e o amigo Joe Higashi, entram no torneio.

Dentro da série há diversas sagas: a primeira é contra Rugal Bernstein, que transforma seus adversários em metais líquidos para transformá-los em troféus, sendo o principal vilão das edições 94 e 95. Depois vem a saga de Orochi, que é um vilão aprisionado desde os “tempos antigos” e busca vingança. Então, em seguida, vem a organização criminosa chamada NESTS, que querem dominar o mundo, e seu líder, Igniz, que quer poder suficiente para poder virar um Deus, além de, nesta bagunça toda, clonarem um dos lutadores mais expressivos dos torneios que é Kyo Kusanagi, visando conseguir seus objetivos. E por fim há a saga de Ash, iniciado na edição 2003, e finalizado no último jogo da série lançado em 2010, o King of Fighter XIII. Outros vilões incluem Geese Howard, Wolfgang Krauser, e Mr. Big (KoF 96), Mukai (2003) e Magaki (KoF XI).

 

Curiosamente, a partir da edição 95 de King of Fighters, os personagens nunca mais avançaram de idade. O motivo seria para preservar a imagem deles, e os novos personagens introduzidos sempre mantiveram a mesma idade nos jogos seguintes. A partir da repaginada em KoF XI, a SNK deixou de incluir a idade deles em suas fichas.

King of Fighters em todas as mídias

 

Também lançaram uma série tridimensional de King of Fighters, com o subtítulo de Maximum Impact. Mesmo não tendo o mesmo sucesso dos jogos em 2D, alcançou popularidade suficiente para ter duas continuações. Além de que foi confirmado pelo produtor da franquia, conhecido como Falcoon, que esta é uma sub-série que se passa numa linha temporal alternativa, justificando as novas histórias de cada um dos personagens. Aqui também temos novos vilões, como o grupo Mephistopheles.

O sucesso da série ainda rendeu um curta metragem em anime no ano de 2005 dividido em quatro episódios de dez minutos; Um filme em Live Action lançado em 2010 produzido pelos japoneses em parceria com americanos; Uma série de jogos para celulares; E até mesmo jogos de cartas no melhor estilo “Magic” com os personagens da série.

Não acaba aqui: A partir desta matéria, o próximo possível jogo de The King of Fighters a ser lançado é The King of Fighters XIV estipulado para ser anunciado em 2015, após recrutamentos feitos há um tempo para trabalharem em um novo projeto da franquia.

The King of Fighters XIV talvez seja lançado em 2016!

Vice Orochi, jogador francês conhecido em sua cena local de The King of Fighters XIII, divulgou no seu Twitter que um amigo, que trabalha na SNK Playmore em Osaka, no Japão, o teria dito algumas informações em relação ao próximo The King of Fighters, possivelmente The King of Fighters XIV. Ele relatou:

 

  • O jogo estaria planejado para ser lançado em 2016.

  • O jogo não usará a Unreal Engine 4, usada por exemplo por Street Fighter V, pois a SNK Playmore teria recusado uma proposta da Epic Games para usar sua tecnologia.

  • A Tencent é parceira da Epic Games, o que levantaria a suspeita de que a SNK Playmore talvez não estaria usando também a engine usada em Xuan Dou Zhi Wang e sim alguma outra.

  • Por enquanto tudo isso são boatos, mas vindos de um jogador conhecido da cena francesa que quase entrou para a seleção francesa de The King of Fighters XIII que viria depois a ganhar o torneio de times do WGC 2013 em cima de times de jogadores top da época, como o time internacional, o time de marrocos e até mesmo o time coreano com MadKOF.

  • Só nos resta esperar por enquanto por notícias mais concretas….. e aí, o que vocês acham?

 

E antes que eu me esqueça … o artista Danilo Athayde fez uma arte CGI artwork da Leona que ficou muito boa! Veja os detalhes de cada etapa do projeto e não deixe de visitar sua página! Veja abaixo uma galeria com o trabalho que ele fez. Clique neste link para ver a arte final em resolução 4K!

Fontes: Vice Orochi, Danilo Athayde

Rumor:

King of Fighters

Kyo Kusanagi teria outro nome

Kyo Kusanagi, manipulador das chamas e líder do trio japonês na série, carrega consigo o posto de protagonista da franquia e das maiores rivalidades do game. O que poucos sabem é que, na concepção do game, Kyo Kusanagi chegou perto de ser Syo Kirishima, com um visual bem diferente do que conhecemos. Syo Kirishima não foi completamente descartado e acabou aparecendo como striker em KOF 2000 e KOF 99 Evolution. Confira abaixo e compare as duas artes.

Série

Se você também acha que o trio norte-americano é estranho no ninho, essa é pra você: eles não deveriam estar lá.

No lugar de Brian Battler, Lucky Glauber e Heavy D!, a ideia original era ter um trio francês, apenas com personagens de World Heroes, outro game clássico da SNK. O trio seria formado por Hanzo, Janne e Fuuma, mas não houve acordo com a ADK, co-produtora e responsável pelos personagens.

Rugal tem uma curiosa coleção de estátuas

Em KOF 94, logo antes de enfrentarmos Rugal Bernstein, descobrimos que o vilão tem o curioso hábito de transformar em estátua aqueles que derrota. Curiosamente, vemos algumas figuras famosas entre a galeria do boss. Mais uma provocação divertida entre Capcom e SNK, o que ilustra a rivalidade saudável que havia entre as duas gigantes dos jogos de luta.

Gen-an e Mai Shiranui são do mesmo clã

A criatura verde de Samurai Shodown e a kunoichi mais sexy dos games parecem ter algum parentesco, mesmo que em um grau muito distante. Ambos compartilham o sobrenome Shiranui, algo incomum para personagens da mesma empresa. São super parecidos, não?

Yashiro, Shermie, Chris e as intrigas do Rock N’ Roll

Yashiro Nanakase, Shermie e Chris ficaram conhecidos na franquia como parte dos Quatro Reis de Orochi, ao lado de Leopold Goenitz. O trio carrega consigo, respectivamente, o poder de Goro Daemon, Benimaru Nikaido e Kyo Kusanagi, quando estão em sua forma Orochi. Poderosíssimos, foram sub-chefes em The King of Fighters 97 e marcaram época.

Algumas edições do torneio não contam para a cronologia da série

São os chamados Dream Matches e estão mais para edições comemorativas da franquia. Curiosamente, costumam ser as edições que os fãs mais gostam, por reunir o melhor de cada arco. KOF 98, KOF 2002, KOF XII e KOF Neo Wave se encaixam nessa categoria.

The King of Fighters foi criado por “acidente”

Criada em 1994, a série de jogos de luta The King of Fighters (KOF) não foi pensada para ser uma franquia duradoura. Feita para reunir personagens de jogos anteriores da SNK, a série KOF juntava personagens da série Fatal Fury, Art of Fighting, Ikari Warriors e Psycho Soldier, o objetivo era criar um jogo beat’em up (algo no mesmo estilo de Final Fight e Streets of Rage).

O fracasso de The King of Fighters World

The King of Fighters World seria um jogo de luta online no estilo Brawl. O jogo seria desenvolvido pela produtora coreana Viccom e, a princípio, ficaria restrito aquele país. KOF World foi anunciado pela primeira vez em 2000 e chegaram a vazar imagens dos lutadores e do jogo.

The King of Fighters MOBA?

Mesmo que o The King of Fighters World tenha fracassado, outras empresas ainda apostaram em levar a franquia para um gênero online. A primeira delas foi a Dragonfly que propôs em 2007 um jogo de KOF do gênero MMORPG, com visão lateral. Porém, o jogo apresentado em 2013 foi bem diferente do previsto, pois o jogo virou um MOBA.

Time Brasileiro

Para finalizar a nossa lista com curiosidades sobre a série The King of Fighters, vamos voltar ao primeiro jogo da franquia, The King of Fighters’ 94. Neste primeiro jogo, os times de lutadores não possuíam nomes como no resto da série, eles classificados de acordo com o seu país.

ALGUMAS CURIOSIDADES DE THE KING OF FIGHTERS

© Copyright 2015 Kof Brasil

bottom of page